PERCEPÇÃO DISCENTE DA EFICÁCIA DOS “FLASH CARDS“ COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL

Autores

  • Michael Douglas da Silva Oliveira
  • Kennya Thais Sabino Pinheiro
  • Anna Cynara Pereira do Rego
  • Marta Maria Castro Honório
  • Letícia Barbosa Gonçalves
  • Ana Cristina de Mello Fiallos

Resumo

Introdução: O ensino da disciplina de Prótese Parcial Removível (PPR) por vezes é refreado pela dificuldade de visualização, identificação dos componentes e das etapas do tratamento reabilitador. Neste contexto, o flash card (FC) surge como uma metodologia de revisão que por meio de imagens, facilita o aprendizado. Relatos na literatura sugerem que uma melhor memorização do conteúdo ocorre até cerca 24 horas após a primeira exposição. Objetivo: Avaliar o impacto dos FCs no estudo de alunos da disciplina de PPR e observar a relação entre o intervalo da aula até a revisão e o aprendizado. Metodologia: FCs foram elaborados sobre todas as aulas ministradas e foram ofertados para os alunos 24 horas após cada aula expositiva. Antes disso os alunos responderam um pré-teste sobre suas expectativas sobre a metodologia, e ao fim, um pós-teste. Todos os testes foram aplicados utilizando a ferramenta Google Forms. Resultados: Todos os alunos matriculados na disciplina (34) responderam aos questionários. Nas questões pré-teste, uma maioria (70%) relatou conhecer e o interesse em utilizar os FCs enquanto cerca de 58% dos alunos afirmaram acreditar que o uso da ferramenta poderia ajudar na assimilação do conteúdo. No pós-teste, 97% dos discentes utilizaram a ferramenta e destes, 91,7% afirmaram que o tempo decorrido entre a aula expositiva e o momento da revisão com o FCs influenciou na qualidade da fixação do conteúdo. Por fim, a totalidade dos alunos foram unânimes em considerar que o uso dos FCs favoreceu significativamente o rendimento acadêmico. Conclusão: Os FCs apresentaram uma ótima adesão dos discentes e foi considerada uma ferramenta exitosa. Na opinião discente, o tempo entre a aula expositiva, a disponibilização do material e consequente revisão influenciou sobremaneira na assimilação do conteúdo.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência