ROLE-PLAY COMO ESTRATÉGIA DE METODOLOGIA ATIVA NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA
Abstract
A Semiologia Médica é uma disciplina norteadora no curso de Medicina e a crescente demanda por metodologias ativas motivou o estudo de abordagens que têm por objetivo colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. Nesse contexto, surge o Role-play, um método que coloca os alunos como atores (pacientes) e examinadores (médicos) simulados, em cenários de consultas baseadas em casos clínicos pertinentes ao treinamento proposto. Objetivo: Avaliar o Role-play como estratégia de metodologia ativa na monitoria de Semiologia Médica. O método role-play consiste na utilização de um cenário simulado de uma situação real, previamente estruturado, onde os alunos atuam como atores simulados nos papéis de profissionais ou pacientes. Foi aplicado em três ocasiões da monitoria, com a participação de 10 alunos em uma simulação de atendimento com casos clínicos fictícios retirados de literatura médica. Os examinadores realizavam a anamnese e exame físico com discussão do caso com o monitor no final, que fornecia feedback sobre o desempenho. Após o encerramento da disciplina, foi enviado um formulário no qual os alunos avaliavam a atividade em uma escala de 1 a 5, sendo 1: irrelevante e 5: Muito relevante. As perguntas focaram na relevância do método para o aprendizado na disciplina e para a formação médica. Ao total, 10 alunos responderam o formulário, dentre os quais, 10 participaram em algum momento como examinadores, destes, 100% avaliaram a atividade como "Muito relevante" para o aprendizado em Semiologia e 90% classificaram como "Muito relevante" para a formação médica. Apenas 6 alunos participaram como atores, destes, 66,7% classificaram como "Muito relevante" e 33,3% como "Relevante" (nota 4) tanto para o aprendizado quanto para formação médica. Este estudo sugere a importância de métodos como o role-play que desenvolvem a autonomia do estudante de maneira ativa no aprendizado. Demonstrando assim, a relevância e a aplicabilidade do método para a formação em Medicina.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-01-01
Issue
Section
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.