COMPREENDENDO O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO
Resumo
O objetivo desta pesquisa é compreender o trabalho como princípio educativo expresso na sua dupla dimensão no capitalismo. Essa dupla dimensão ocorre de modo positivo e negativo e incide também nos complexos sociais que derivam dele, dentre eles a educação. É nesse sentido que o trabalho atua como princípio educativo, seja no seu sentido positivo e/ou negativo. Marx tematiza acerca do duplo aspecto do trabalho no capitalismo: ao mesmo tempo que ele constitui a vida social humana, se apresentando como criador de valor uso, positivo e necessário; ele também nega a generidade humana ao explorar o trabalhador, transformando a sua força de trabalho em uma mercadoria e, nesse sentido, ele se apresenta como criador de valor de troca, alienante e contingente, devendo ser superado. Essa superação não é do trabalho em si, e sim do seu aspecto negativo e alienado. Esta é uma pesquisa de natureza bibliográfica, com o método dialético e tem como aporte teórico o pensamento Marx e de autores que se apoiam na teoria marxiana acerca do trabalho como princípio educativo. Em nossos resultados parciais pudemos constatar que trabalho é a categoria fundante da vida social humana, e que necessita de um processo educativo para ser realizado, o que imprime a condição de o homem conceber o trabalho como princípio educativo, pois, todo trabalho, para ser realizado, requer uma aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades, etc. Como no capitalismo predomina o aspecto negativo e alienante do trabalho, também teremos a manifestação desse aspecto na educação. Em nossas conclusões chegamos à compreensão de que o trabalho atua como princípio educativo porque ele sempre requer um tipo de educação, quer seja no seu aspecto positivo, quer seja em seu aspecto negativo. Este trabalho é parte do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana. Agradecemos a FUNCAP pelo suporte financeiro recebido na bolsa de doutorado em educação.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
COMPREENDENDO O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1970. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89111