CURRÍCULO E DOCÊNCIA NO ENSINO DE ENGENHARIA: UM OLHAR A PARTIR DO PROJETO
Resumo
A docência no Ensino Superior agrega várias particularidades que são características do nível de ensino e trazem vantagens e pontos desafiadores em virtude desta identidade (VEIGA; FERNANDES, 2021). As engenharias, de forma especial, enfrentam desafios marcantes nacionalmente que foram, inclusive, considerados na composição da atualização das orientações curriculares nacionais destes cursos (CNE/CES nº 2/2019) (BRASIL, 2019) em vias de combater o fenômeno da evasão, que é resultante do problema (CARVALHO et al., 2017). O projeto extensionista “Engenharia de Quê?” foi concebido durante a emergência sanitária ocasionada pelo novo corona vírus, por uma docente do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará, em vias de, mesmo em contexto adverso, resguardar a qualidade formativa e o diálogo com alunos com o campo de atuação. A pesquisa objetiva retratar uma leitura sobre as concepções curriculares, em como se relacionam com a prática docente em engenharia, e problematizar as possibilidades de trabalho com este meio neste ensino técnico. Os procedimentos metodológicos elencados consideram uma pesquisa bibliográfica e documental, considerando autores da área da educação e documentos curriculares que orientam a prática pedagógica, e uma pesquisa em campo, caracterizada como um estudo de caso (STAKE, 1998), onde o fenômeno produzido pelos agentes do podcast é o sujeito em estudo. A partir do estudo, obteve-se que o olhar interdisciplinar no processo de formação do Engenheiro é imprescindível para uma formação alinhada com as demandas atuais e que as restrições temporais desvelaram o quanto ainda não é utilizado em totalidade o potencial das novas reflexões sobre educação e tecnologia, em favor da formação do Engenheiro.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
CURRÍCULO E DOCÊNCIA NO ENSINO DE ENGENHARIA: UM OLHAR A PARTIR DO PROJETO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1982. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89123