EDUCAÇÃO CORPORATIVA: AS DIFERENÇAS ENTRE TIPOLOGIAS DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Resumo
Os modelos de Universidades Corporativas (UC´s) no Brasil e implicações no Ceará, fundamentados e classificados quanto aos tipos de UC´s em seus modelos envolvendo os atores sociais ou gerenciais, que se propõem a apoiar uma organização mais enxuta e flexível na era da gestão do conhecimento e a conscientização do ser humano planetário e conexo (MORIN, 2004). Para Éboli (2004), a sociedade do conhecimento pós era industrial, a educação e o conhecimento são elementos relevantes à geração de resultados nas organizações no desenvolvimento de competências, com “a consolidação da economia do conhecimento” (ÉBOLI, 2004, p. 46). As UC´s se diferem dos setores de T&D, por terem um Currículo Básico alinhado às estratégias das organizações, uma forma institucional criada para implantar um sistema de ensino corporativo capaz de atender às suas necessidades específicas (MEISTER, 1999). Destaca-se que as UC´s atendem às organizações nos modelos de Meister (1999, p. 31) que “é baseado em competências e vincula a aprendizagem às necessidades estratégicas da empresa” e Éboli (2014, p. 15) como “um sistema estratégico e integrado de formação de pessoas que requer revisões periódicas”. Quanto as tipologias: a) UC Institucional, que se refere aos modelos fechados; b) UC Matricial, que se refere aos modelos abertos; c) UC Setorial que une empresas concorrentes; d) UC por Consórcio por empresas que não são concorrentes diretas. Uma investigação de natureza qualitativa, revisão e análise bibliográfica dos modelos de UC´s e tipologias. O estudo busca compreender quais os tipos de UC´s? Qual a relevância da temática no cenário competitivo frente ao baixo volume de estudos? A pesquisa de doutoramento em andamento, tem identificado que as UC´s são estruturas modeláveis conforme a necessidade organizacional e seus objetivos e a preponderância de métodos tradicionais de ensino quando o discurso é de valorização dos processos educativos na perspectivas metodológicas digitais e inovadoras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.