IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E OS IMPACTOS DO AFASTAMENTO SOCIAL POR COVID-19
Resumo
Os idosos representaram o grupo mais vulnerável à forma mais grave do SARS-CoV-2 (Covid-19). Em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), o risco de exposição a Covid-19 foi preocupante, em especial, pela idade avançada e possibilidade de os idosos apresentarem comorbidades, bem como o convívio com cuidadores/profissionais da saúde. Uma medida sanitária foi a do afastamento social, que ocasionou a suspensão das atividades realizadas em grupos e a restrição de circulação pela ILPI. A partir disso, pretendeu-se analisar os impactos nos relacionamentos interpessoais dos idosos institucionalizados durante a pandemia por Covid-19. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura no Portal Periódicos da CAPES, buscando artigos científicos sobre idosos institucionalizados, relacionamento interpessoal e pandemia por Covid-19. Foram critérios de inclusão os artigos que abordaram as três temáticas, publicados entre 2020 e 2022, em português e revisados por pares. A busca resultou em 25 artigos, sendo selecionados oito, os quais analisaram e discutiram que o afastamento social provocou mudanças biopsicossociais em idosos, gerando prejuízos funcionais, de humor (preocupação, raiva, tristeza), sensação de abandono e o aumento de quadros psicopatológicos (ansiedade, estresse e depressão). Ademais, o afastamento social contribuiu para um distanciamento nos relacionamentos interpessoais, visto que influenciou na dinâmica de intimidade entre as pessoas, bem como na sensação de pertencimento a um grupo. Como estratégias adotadas para minimizar os impactos, foram realizadas ações lúdicas, atividades nos quartos individualmente, sessões de terapias por telefone, shows vistos das janelas dos quartos em datas comemorativas, videochamadas entre residentes e familiares, entre outras. Assim, o contexto pandêmico devido a Covid-19 se associa a malefícios biopsicossociais em idosos e mudança nas práticas para manutenção do bem-estar dos idosos e de seus laços sociais.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E OS IMPACTOS DO AFASTAMENTO SOCIAL POR COVID-19. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2092. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89372