O COTIDIANO NO CINEMA E NO MANGÁ
Resumo
O presente trabalho faz parte do desenvolvimento de uma dissertação de mestrado vinculado ao PPGCOM – UFC. O projeto selecionado trabalha com o cotidiano como elemento narrativo (atrelado ao tempo e espaço) no mangá de Jiro Taniguchi e no cinema de Abbas Kiarostami. O principal objetivo é uma análise comparativa entre as duas formas artísticas tendo o cotidiano como recorte. Portanto, antes de entramos no desenvolvimento do estudo de tempo e de espaço no cinema e no mangá, focamos nossos esforços em definir o que é cotidiano, de uma forma mais geral, e como ele aparece nas duas linguagens escolhidas. Optamos por essa abordagem metodológica, pois ela pareceu ser o caminho mais objetivo para desenvolver a pesquisa. Buscamos referencias em dicionários comuns e verbetes literários. Além disso, procuramos pesquisadores e pesquisadoras que se debruçam a estudar o cotidiano de uma forma geral. O cotidiano e a história (HELLER, 2021), A invenção do cotidiano (CERTEAU, 2021), Filosofia do cotidiano (PONDE, 2019); e também com uma leitura direcionada para nossos dois objetos de pesquisa: o filme com um capítulo sobre cinema iraniano no Cinema mundial contemporâneo (MELEIRO, 2008) e com uma texto no mesmo livro que tenta definir o que seria esse cinema contemporâneo de autoria de (RAMOS, 2008); o mangá contamos com a pesquisa da professora Greice Schneider com o artigo “Quatro abordagens do cotidiano nos quadrinhos contemporâneos” (2019) e com seu livro What Happens When Nothing Happens: Boredom and Everyday Life in Contemporary Comics (SCHNEIDER, 2017). Ao final, como resultado parcial de nossa pesquisa, conseguimos constatar que tanto o cinema quando o quadrinho (no nosso caso o mangá) contemporâneos apresentam uma forma única de tratar o cotidiano, geralmente atrelado a uma suspensão da ação e a um tom mais observacional, ainda que não desista de trazer consigo reflexões de caráter filosófico, existencial ou político.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
O COTIDIANO NO CINEMA E NO MANGÁ. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2174. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89456