UBERIZAÇÃO: O PROCESSO LABORAL SOBRE O MODELO DE AUTOGERENCIAMENTO.
Resumo
O presente trabalho é parte do projeto de mestrado, onde vamos retratar o emprego sem garantias, muito presente no modelo uberizado, onde o trabalhador é submetido a jornadas intensivas, onde trabalha como “autônomo”, mas quem coloca parâmetros de ganho e de metas é o próprio desenvolvedor do aplicativo. É justamente neste ponto que o autogerenciamento entra como forma subjetiva a estes trabalhadores que são “donos do próprio negócio”, pois a proposta é de que o sujeito, é o único produto de seu fracasso ou sucesso, dependendo apenas dele para isto, abstendo-se então dos papeis de obrigação trabalhista, pois tudo que o trabalhador fizer é fruto e culpabilização própria. Diante disto a presente pesquisa tem como objetivo geral: Investigar os impactos do modelo de autogerenciamento na experiência laboral nos trabalhadores informais de aplicativo de transporte particular da cidade de Juazeiro do Norte – CE e Objetivos específicos: Compreender a partir dos discursos dos trabalhadores de aplicativo, de que forma eles percebem o impacto do modelo de autogerenciamento no trabalho. Proporcionar reflexões a partir da fala destes trabalhadores, quando a este modelo de trabalho terceirizado, na saúde do trabalhador e entender como o trabalhador neoliberal de aplicativo compreende a sua experiência laboral de trabalho no modelo uberizado. O método para a coleta dos dados será a de entrevistas narrativas e utilizaremos a análise sociológica do discurso para obtenção de resultados. Esta analise serve para a compreensão de que com a expansão do processo de uberização do trabalho, traz em evidencia cada vez mais, a precarização dos vínculos e dos processos de trabalho e como este modelo vem se estruturando e melhorando as suas formas institucionais. A elaboração de investigações científicas acerca de tal temática pode permitir a geração de avanços científicos e práticos no processo de trabalho, uma vez que o a experiência laboral perpassa estas novas formas de trabalho.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
UBERIZAÇÃO: O PROCESSO LABORAL SOBRE O MODELO DE AUTOGERENCIAMENTO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 2355. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/89640