PSICOLOGIA AMBIENTAL E SIMBOLISMO DO ESPAÇO: MAPEAMENTO AFETIVO DA RELAÇÃO DE TRABALHADORES DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM SEUS LUGARES DE TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26895/geosaberes.v12i0.1115

Palavras-chave:

Psicologia Ambiental, Psicologia Sócio-Histórica, Mapas Afetivos, Assistência Social, Afetividade

Resumo

O referido artigo trata de uma investigação junto a trabalhadores da Política de Assistência Social (PAS) em um município do estado do Ceará que teve por objetivo compreender as suas relações com seus lugares de trabalho. A pesquisa sustenta-se nos arcabouços da Psicologia Ambiental transacional e na Psicologia Social de vertente Sócio-Histórica. Elegeu-se a Afetividade para elucidar aspectos de caráter físico-estrutural e simbólico das relações humano-ambientais. Utilizou-se o Instrumento Gerador de Mapas Afetivos para aferição da estima de lugar dos trabalhadores e para a análise de suas imagens afetivas. Os resultados mostram a prevalência da imagem de Contrastes potencializadores e despotencializadores relacionados às condições materiais de trabalho e às relações interpessoais. Por fim, o trabalho demonstra contribuição à gestão de políticas públicas a partir da investigação de relações humano-ambientais.

 

Biografia do Autor

  • Andersson de Castro Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

    Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e cursando Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma instituição (PPGP-UFC). Integra o Locus (Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental).

  • Fábio Pinheiro Pacheco, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

    Bacharel em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre e doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (Locus).

  • Zulmira Áurea Cruz Bomfim, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFC e coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (Locus).

Downloads

Publicado

2021-06-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PSICOLOGIA AMBIENTAL E SIMBOLISMO DO ESPAÇO: MAPEAMENTO AFETIVO DA RELAÇÃO DE TRABALHADORES DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM SEUS LUGARES DE TRABALHO. (2021). Geosaberes, 12, 244-255. https://doi.org/10.26895/geosaberes.v12i0.1115