VARIEDADES CULTURAIS E LINGUÍSTICAS: SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Authors

  • Dara Hanna Santiago Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Germana da Cruz Pereira Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Variedades linguístico-culturais. Interculturalidade. Prática docente.

Abstract

Com o presente escrito temos como objetivo tratar da essencialidade do trabalho docente com as variedades linguístico-culturais da língua espanhola no processo de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (ELE). Para referir-nos às variedades sociolinguísticas, levamos em consideração a divisão de Moreno (2000), já no que tange aos aspectos socioculturais, e diante das diversas compreensões que o termo cultura pode suscitar, nos pautamos principalmente na perspectiva do antropólogo Harris (1990) e dos autores Miquel. L y N. Sans. (1992), que a compreendem em: ‘cultura minúscula’, ‘Cultura maiúscula’, e ‘kultura com k’. Através da discussão acerca de aspectos de destaque no tratamento das diversidades linguístico-culturais da língua espanhola, acreditamos contribuir para a conscientização de professores de ELE perante o papel que a cultura apresenta para o ensino/aprendizagem da língua, além de uma orientação prática nesse trato. Para isso, abordamos questões e conceitos diretamente vinculados à essa prática, assim como defendemos um trabalho cultural refletido desde uma perspectiva intercultural, que vise o respeito, o reconhecimento e a promoção das variedades linguístico-culturais da língua espanhola, e finalizamos com um relato de experiência didática de como levar esse ideal à prática docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Germana da Cruz Pereira, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora em Linguística pela UFC e Orientadora da Monitoria Espanhol- Semestres Iniciais (Noturno)- ano 2020. 

Published

2022-01-15

How to Cite

Santiago Silva, D. H., & da Cruz Pereira, G. (2022). VARIEDADES CULTURAIS E LINGUÍSTICAS: SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. REVISTA ELETRONICA DO GEPPELE, 9(2), 20–31. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/geppele/article/view/72329