v. 1 n. 38 (2019): REVISTA DE LETRAS

					Visualizar v. 1 n. 38 (2019): REVISTA DE LETRAS

O Ensino da Literatura constitui um desafio que sempre se atualiza ao longo da História. Já entre os gregos e romanos, o assunto se bifurcou entre Retórica e Poética, ramos que disputaram o prestígio de quantos se dedicaram às Letras até o advento do Iluminismo. Nos dois últimos séculos, a complexificação da sociedade repercutiu em demandas tanto da sociedade burguesa, quando o Ensino da Literatura se estendeu a uma camada mais ampla da população, como daquelas deflagradas pela ascensão da classe trabalhadora, na Revolução de Outubro centenária, com a universalização do usufruto do patrimônio literário.
O que se percebe é que o Ensino da Literatura reflete os valores do tempo histórico em que se insere. Exemplo disso é a transição que se deu entre as crestomatias que extrapolaram os limites do século XIX, marcadamente moralistas, e o conceito de letramento literário, das últimas décadas do século XX, que resulta de toda uma revolução de conceitos linguísticos e psicopedagógicos, mas não só, já que toda uma articulação epistemológica se faz necessária a uma cultura pedagógica que dê conta da Literatura como objeto de conhecimento, de criação e de fruição. 
Na expectativa de produções sincronizadas com a pesquisa contemporânea sobre o Ensino da Literatura, a atual edição da Revista de Letras convoca autoras e autores a apresentarem trabalhos que envolvam questões como a fruição do texto literário, o letramento literário, a acessibilidade, o papel da biblioteca escolar, a adequação do livro didático, a importância dos suportes que põem o texto literário em circulação, a relação entre o discurso literário e as diversas artes e formas de conhecimento, a memória e identidade, a representação da infância e da adolescência, as questões relacionadas à Literatura Infantil, ao gênero, às minorias étnicas e à diversidade cultural diatópica e diacrônica, com ênfase para as contribuições culturais formadoras da multifacetada cultura brasileira, como a ameríndia, a africana e a ibérica, agregadas ou não sob a lusofonia, a recepção do cânone e as questões ideológicas inerentes às escolhas da práxis pedagógica. 
Que o resultado dessas contribuições venham a constituir um documento que, permitindo aquilatar os esforços de pesquisa de nosso tempo sobre o Ensino da Literatura, traga não apenas soluções, mas sobretudo desafios como legado às próximas gerações.

Publicado: 2019-07-07

ARTIGOS

  • Sumário/Contents

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.59934
    Revista de Letras
  • Apresentação/Presentation

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.59936
    Revista de Letras
  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.59937
    Revista de Letras
  • Institucional

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.59938
    Revista de Letras
  • O ENSINO DE LITERATURA E A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA NAS PERSONAGENS FEMININAS EM HUIS CLOS, DE J-P. SARTRE

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.60012
    Joice Armani Galli
    7-20
  • PALAVRA DE MULHER, NOVOS LEITORES: A PRESENÇA DE ESCRITORAS NAS AULAS DE LITERATURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.60013
    Mayara Cruz Albuquerque, Vânia Maria Ferreira Vasconcelos
    21-31
  • POR UM ENSINO DIALÓGICO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOS TECERES DE BAKHTIN E O CÍRCULO

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.60014
    Wilder Kleber Fernandes de Santana, Éderson Luís da Silveira, Pedro Farias Francelino
    32-41
  • A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.60015
    Chirley Domingues, Eliane Santana Dias Debus
    43-49
  • O CANTO DE PALMYRA: UMA ROSEIRA EM SALA DE AULA

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.60016
    Maria Aparecida de Almeida Rego, Derivaldo dos Santos
    50-64
  • BELLA CIAO, OVVERO PERCHÉ VIVO SONO PARTIGIANO: ATIVIDADE DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO DE ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.60017
    Leandro Vidal Carneiro, Fernanda Suely Muller
    65-81
  • TRADUÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LITERATURA GERMANÓFONA: VERSÕES BRASILEIRAS DE UM SONETO ALEMÃO

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.60018
    Tito Lívio Cruz Romão
    82-96
  • TECENDO A ESCRITURA – UMA ESTRANHA DISCIPLINA CHAMADA LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.60019
    Cid Ottoni Bylaardt
    97-105
  • O PAPEL DA LITERATURA NA BNCC: ENSINO, LEITOR, LEITURA E ESCOLA

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.60020
    Sarah Ipiranga
    106-114
  • Normas para publicação

    DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i38.2019.60021
    Revista de Letras