Mapeamento do fluxo informacional

estudo de caso em uma empresa do setor produtivo químico

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/ip.v10i.93887

Mots-clés :

fluxo informacional, ambientes de informação, indústria química

Résumé

Os fluxos informacionais constituem elemento estratégico para a eficiência operacional e a tomada de decisão nas organizações, exigindo compreensão sistemática de seus processos. Fundamentado nas dimensões analíticas propostas por Araújo, Silva e Varvakis (2017), este estudo teve como objetivo mapear o fluxo informacional em uma indústria do setor produtivo químico, identificando barreiras, canais e tecnologias envolvidas. Trata-se de pesquisa descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, conduzida por meio de estudo de caso, com aplicação de questionários semiestruturados e análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram sincronia parcial entre os setores, mas também gargalos no compartilhamento de informações, especialmente relacionados à falta de padronização, uso excessivo de canais informais e dificuldades de acesso e recuperação de dados. Constatou-se que a eficácia dos fluxos informacionais depende fortemente da integração entre agentes, da escolha adequada dos canais e do uso estratégico das tecnologias de informação e comunicação. Conclui-se que a gestão estruturada dos fluxos informacionais é fundamental para otimizar processos, minimizar perdas de conhecimento e aumentar a competitividade organizacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Carmem Kistemacher Barche, UFPR

Doutora em Gestão da Informação e Mestra em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Bacharel em Administração e especialista em Gestão de Projetos e Negócios Digitais.  Atua como docente universitária. 

 

 

Jessica Cristina Ceni, UNICENTRO

Professora Adjunta na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Foi professora na Universidade Positivo e na PUCPR. Possui experiência como docente na graduação e pós-graduação presencial e à distância. Doutora e mestre em administração pela Universidade Federal do Paraná e Bacharel em Administração na Universidade Estadual do Centro-Oeste com período sanduíche na Universidade do Algarve, Portugal. 

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, UFRN e UFPR

Mestra e Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC e Pós-doutora em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná e docente no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Elder Lopes Barboza, UFPR

Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação no curso de Graduação em Gestão da Informação e no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Références

BARBOZA, Elder Lopes; ROA, Milene Martins. Fluxo de informação no contexto contábil. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 9, n. 2, p. 189-214, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1994.

BEAL, Adriana. Segurança da informação: princípios e as melhores práticas para a proteção dos ativos de informação nas organizações. São Paulo: Atlas, 2008.

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

CHOO, Chun Wei. The knowing organization: how organizations use information to construct meaning, create knowledge, and make decisions. New York: Oxford University Press, 2006.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação. São Paulo: Futura, 1998.

EISENHARDT, Kathleen M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.

FLORIANI, Vanessa Martins. Análise do fluxo informacional como subsídio ao processo de tomada de decisões em órgão municipal de turismo. 2007. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GODOY, Arilda Schmidt. A pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 3, p. 65-71, 1995.

HJØRLAND, Birger. Fundamentals of knowledge organization. Knowledge Organization, v. 30, n. 2, p. 87-111, 2003.

LESCA, Humbert; ALMEIDA, Fernando C. de. Administração estratégica da informação. Revista de Administração, v. 29, n. 3, p. 66-75, 1994.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisas no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 9-18, jan./abr. 2008.

MONTEIRO, Sueli; DUARTE, Elizabeth. Bases teóricas da gestão da informação: da gênese às relações interdisciplinares. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 9, n. 2, p. 89-106, 2018.

NONATO, Rafael dos Santos; AGANETTE, Elisângela Cristina. Gestão da informação: rumo a uma proposta de definição atual e consensual para o termo. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, n. 1, p. 133-159, 2022.

PATTON, Michael Quinn. Qualitative research and evaluation methods. 3. ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2002.

SANTARÉM, Valdirene; VITORIANO, Maria Cândida C. P. Gestão da informação, fluxos informacionais e memória organizacional como elementos da inteligência competitiva. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. esp., p. 158-170, 2016.

VALENTIM, Marta Lígia P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, p. 1-13, ago. 2002.

VALENTIM, Marta Lígia P. Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publiée

2025-11-01

Comment citer

BARCHE, Carmem Kistemacher; CENI, Jessica Cristina; QUEIROZ, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; BARBOZA, Elder Lopes. Mapeamento do fluxo informacional: estudo de caso em uma empresa do setor produtivo químico. Informação em Pauta, [S. l.], v. 10, p. 1–19, 2025. DOI: 10.36517/ip.v10i.93887. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/93887. Acesso em: 5 déc. 2025.

Articles similaires

1 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.