MODELO DE INOVAÇÃO TERRITORIAL EM ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.4215/rm2021.e20016

Résumé

Este estudo objetiva analisar o movimento caracterizado como Arranjo Produtivo Local (APL) da Agroindústria Familiar e Diversidade do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea, localizado no Estado do Rio Grande do Sul, com vistas a identificar a tipologia de modelo de inovação territorial que este representa. Trata-se de um estudo de caso e para o seu desenvolvimento realizou-se entrevistas com membros da governança deste arranjo produtivo, além de observação participante e análise documental. Entendeu-se que a constituição deste APL se deu como uma alternativa de desenvolvimento econômico e social para famílias rurais e suas agroindústrias, sendo que suas características o assemelham em parte aos distritos industriais e em outra parte aos clusters. Quanto a semelhança aos distritos industriais, identificou-se atributos de especialização em determinado setor, aproximação geográfica, entendimento da inovação como determinante de diferenciação de mercado, apoio do ente público, vantagens competitivas e redução de custos de produção. Em termos de aproximação aos clusters, se identificou a presença decisiva do ente público para sua implementação, tendência competitiva entre as agroindústrias, demanda para os produtos, mão de obra e infraestrutura para a produção, além do envolvimento de diversas entidades, dentre essas, as universidades.

Palavras-chave: Arranjo Produtivo Local, Agroindústria Familiar, Cluster, Distrito Industrial.

Biographies des auteurs

  • Bianca Bigolin Liszbinski, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões (RS), Brasil

    Professora da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões - vinculada ao Departamento de Administração. Doutoranda em Desenvolvimento Regional na Linha de Pesquisa de Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2013). Possui Pós-Graduação em Finanças pela Universidade Luterana do Brasil (2012) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2007). Atuação no ensino superior, com experiência nos cursos de administração, administração pública, ciências contábeis e ciências econômicas.

  • Tiago Zardin Patias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Campus Palmeira das Missões

    Doutor em Administração (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - Campus Palmeira das Missões, atuando nos cursos de Administração Diurno e Noturno. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) onde é Coordenador. Temas de interesse: Inovação, Sustentabilidade, Agronegócio, Políticas Públicas, Tecnologia e Sistemas de Informação. 

  • Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Jui (RS), Brasil

    Doutor em Engenharia da Produção. Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (UNIJUÍ), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.

  • Gloria Charão Ferreira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Jui (RS), Brasil

    Doutora em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI/PT - 2017), título reconhecido no Brasil pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC - 2017 - Conceito CAPES 5); Bolsista CAPES (2015-2017); Mestre em Administração na área de Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (UnP/RN - 2011); Pós-graduação - Especialização - em Gestão Inovadora de Pessoas e Equipes pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS - 2007). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS - 1997). Com publicações incluindo capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de apresentações de trabalho em congressos nacionais e internacionais. Avaliadora de periódicos e líder de tema do EnANPAD e 3Es, Divisão ESO, em 2019 e 2020. Editora associada da Revista de Administração Mackenzie - RAM - Qualis CAPES A2 - SPECIAL ISSUE ABSORPTIVE CAPACITY, em 2019. Com experiência na área de Administração, atuando na docência e pesquisa dos seguintes temas: Capacidade de Absorção, Capacidades Dinâmicas, Inovação e Empreendedorismo, Estratégia, Gestão de Empresas Familiares, e Desenvolvimento Regional. 

  • Maria Margarete Baccin Brizolla, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Jui (RS), Brasil

    Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela FURB/SC (2016) e Pós Doutorado em Contabilidade na UFSC/SC (2018). Atualmente é professora da UNIJUI, Tem experiência em Contabilidade com ênfase em gestão de empresas, atuando principalmente na contabilidade geral, contabilidade e gestão ambiental, sustentabilidade, gestão financeira, análise de viabilidade e custos. Sua pesquisa mais recente é INFLUÊNCIA DOS GASTOS E DA EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL NA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Publiée

2021-05-16

Numéro

Rubrique

Artigos