O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE

Autores

  • Eduardo dos Santos Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Henrique Codato Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v8i2.30964

Palavras-chave:

Performatividade, Arquivo, Naomi Kawase

Resumo

A partir de uma reflexão conceitual que busca colocar em diálogo teorias oriundas do campo do cinema e dos estudos da performance, este artigo pretende visitar o cinema autorreferente da realizadora japonesa Naomi Kawase, mais especificamente o filme Em Seus Braços (Ni Tsutsumarete, 1992), a fim de investigar as práticas performativas que a diretora utiliza na (e com a) imagem e como ela inscreve seu próprio corpo na materialidade do filme, constituindo, desse modo, o que neste trabalho chamaremos de arquivo cine-performativo. Para elaborar esse conceito, o presente texto serve-se sobretudo de leituras das autoras Elena Del Rio (2012), para pensar a performance no cinema desde o poder de afetação do encontro entre corpo fílmico e corpo do espectador, e Diana Taylor (2013), acerca do arquivo como dimensão material do performativo. 

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Biografia do Autor

Eduardo dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Eduardo dos Santos Oliveira é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). É integrante do Laboratório de Estudos e Experimentações em Audiovisual (LEEA-UFC) e do Laboratório de Arte Contemporânea (LAC - UFC).

Henrique Codato, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Henrique Codato é doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento no Instituto de Comunicação e Artes (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da fragmentação da narrativa no cinema contemporâneo. Tem como principais áreas de interesse a Comunicação e as Artes, com ênfase em Estudos de Cinema/Filme, Semiótica, Psicanálise e Estética da Comunicação.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Oliveira, E. dos S., & Codato, H. (2017). O ARQUIVO CINE-PERFORMATIVO DE NAOMI KAWASE. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 8(2), 135–151. https://doi.org/10.36517/psg.v8i2.30964

Edição

Seção

Dossiê Compós