FOTOGRAFIA, COTIDIANO E CIDADE: Entre o ver e o habitar a imagem
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v8i2.30961Palavras-chave:
Fotografia, cidade, hápticoResumo
Recentemente, uma nova geração de artistas voltou-se para o cotidiano das ruas das grandes metrópoles e retomou o debate sobre os nossos condicionamentos diários. De modo geral, são trabalhos que se apropriam da realidade e de um certo modo de representar o cotidiano, para transformá-lo. Com efeito, seja como repetição, hábito, deriva, espera ou performance, o cotidiano nos oferece variadas possibilidades de experiência com a imagem. Nossa proposta é observar, a partir do trabalho “Marcha” (2013), do coletivo brasileiro Cia de Foto, os diferentes modos de experimentar o cotidiano urbano na fotografia contemporânea a partir da tensão entre a impossibilidade de ver e o convite a habitar a imagem. Nossa intenção será propor relações entre o hábito, a possibilidade de habitar uma imagem e o regime háptico de visão, como estratégias de experiência com a obra.
Downloads
Referências
BONITZER, P. Le champ aveugle. Paris: cahiers du cinéma, 1999.
BUYDENS, M. Sahara. L’esthetique de Gilles Deleuze. Paris: JVrin, 2005.
DELEUZE, G. Francis Bacon: a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia – vol 5. São Paulo: Ed. 34, 1997.
DIDI-HUBERMAN, G. A semelhança informe ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
DUBOIS, P. Cinema, vídeo Godard. São Paulo: Cosac e Naif, 2004.
CHEVRIER,F. Walker Evans et la question du sujeit. Revue Communications, n 71, 2001, p. 63- 103.
ENTLER, R. A fotografia como exercício de possibilidades. 2011. Disponível em: http://www.galeriavermelho.com.br/sites/default/files/artistas/textos/2011_RONALDO%20ENTLER_Fotografia%20como%20exerc%C3%ADcio%20de%20possibilidades%20-%20revisado%20e%20revisado.pdf
GONÇALVES, O. (Org.). Narrativas sensoriais. Rio de Janeiro: Circuito, 2014.
FATORELLI, A. Fotografia Contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac, 2013.
GUMBRECHT, H. U. A Modernização dos sentidos. São Paulo: Ed. 34, 1998.
KRACAUER, S. O ornamento da massa: ensaios. São Paulo: Cosac Naif, 2009.
KRAUSS, R. O fotográfico. Barcelona: GG, 2002.
MEYEROWITZ, J.; WESTERBERCK, C. Bystander: a history of street photography. Canadá: Little, Brown and Company, 1993.
SCOTT, C. Street photography: from Atget to Stieglitz. Nova Iorque: I. B.Tauris & Co, 2009.
SOLOMON-GODEAU, A. Photography after art photography. In: WALLIS, B. Art after Modernism: rethinking representation. New York: New Museum, 1991.
SIMMEL, G. As Grandes Cidades e a Vida do Espírito (1903). Revista MANA, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, out. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
