Economia política da canção

Do tropicalismo ao pop-periférico

Authors

  • Rafael Giurumaglia Zincone Braga Pontifícia Universidade Católica - RJ

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v10i1.42226

Abstract

Esse artigo é parte do projeto de pesquisa que pretende observar em gêneros de nossa música popular massiva – funk, sertanejo, axé music, etc. – agenciamentos políticos caros a questões de comportamento e de estética musical. A partir de pesquisa prévia em torno do tropicalismo musical e suas relações com a indústria cultural que se gestava no Milagre Econômico da ditadura militar (1964-1985), cotejamos nesse trabalho a insurgência de gêneros pop-periféricos com as últimas ondas de desenvolvimento econômico no país - em especial nos anos Lula. Nossa hipótese geral é de que políticas de desenvolvimento, sobretudo as voltadas para o consumo de uma então “nova classe média”, implicaram um novo desenho de classe no ato de se fazer e consumir música pop no Brasil. Tal fenômeno teria (em parte) provocado avaliações negativas sobre o estado da arte de nossa música (tanto na crítica jornalística em cadernos de cultura como em espaços da academia).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rafael Giurumaglia Zincone Braga, Pontifícia Universidade Católica - RJ

Doutorando pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.

Published

2019-09-29

How to Cite

Giurumaglia Zincone Braga, R. (2019). Economia política da canção: Do tropicalismo ao pop-periférico. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(1), 154–164. https://doi.org/10.36517/psg.v10i1.42226

Issue

Section

Dossiê Emerge