MÍDIA NA ESCOLA PARA FALAR DE MEIO AMBIENTE

Auteurs

  • Thaiane Firmino Universidade Federal do Ceará
  • Maria Érica de Oliveira Lima Universidade Federal do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.36517/psg.v9i1.39739

Mots-clés :

Educomunicação, Meio Ambiente, Podcast, Pesquisa Qualitativa

Résumé

Este artigo versa sobre a pertinência de aliar mídia e educação com vista a aproximar as temáticas ambientais da realidade vivenciada no âmbito escolar. A abordagem metodológica apresentada é qualitativa e se ampara nos pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa-Ação. Trata-se de produção que apresenta propositura de investigação destinada a estimular - a partir da educomunicação e com a utilização da ferramenta de mídia podcast - compreensão acerca das questões sobre meio ambiente por parte de estudantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Thaiane Firmino, Universidade Federal do Ceará

ornalista; Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Técnica em Meio Ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Maria Érica de Oliveira Lima, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Références

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso em: 07 agosto de 2016.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014. Disponível em: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-

qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf. Acesso em: 29 maio 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Organização de Alexandre de Moraes. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

CONSANI, M. Como usar o rádio na sala de aula​. São Paulo: Contexto, 2007.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Aplicações escolares do Podcast. 6º CONAHPA–João, 2013. Disponível em: http://wright.ava.ufsc.br/~alice/conahpa/anais/2013/assets/aplicacoes_escolares_eugenio.pdf. Acesso em: 07 agosto de 2016.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

MCLUHAN, Marshall, O meio é a Mensagem In Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem, São Paulo: Cultrix, 1969 – pp. 21.

SOARES, Donizete. Educomunicação – O que é isto? São Paulo, 2006.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. 2000. Diponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36934/39656 Acesso em: 10 de outubro 2000.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educ. Pesqui. [online]. 2005, vol.31, n.3, pp.443-466. ISSN 1517-9702. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300009&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 10 julho 2018.

Téléchargements

Publiée

2018-12-03

Comment citer

Firmino, T., & Lima, M. Érica de O. (2018). MÍDIA NA ESCOLA PARA FALAR DE MEIO AMBIENTE. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(1), 186–195. https://doi.org/10.36517/psg.v9i1.39739

Numéro

Rubrique

Temática Livre

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice