Qualidade da assistência à criança hospitalizada sob a ótica do acompanhante

Autores

  • Ylana Karine Fonseca de Medeiros
    • Deborah Dinorah de Sá Mororó
      • Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto
        • Gleiciane da Silva Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte
          • Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha

            Palavras-chave:

            Avaliação em Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Satisfação do Paciente, Saúde da Criança.

            Resumo

            Objetivo: avaliar a satisfação do acompanhante quanto à qualidade da assistência à criança hospitalizada. Métodos: estudo avaliativo, realizado numa unidade de internação pediátrica de um Hospital Universitário. Setenta acompanhantes de crianças internadas atenderam aos critérios de inclusão e responderam ao instrumento de coleta de dados, composto por um formulário com informações socioeconômicas e outro adaptado de satisfação dos usuários do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde. Resultados: 45,7% relataram relativa demora no atendimento durante a internação da criança. Houve satisfação com o repasse de informações sobre o paciente (88,6%) e com o tempo de visita (75,7%), limpeza dos ambientes(75,7%), porém 65,7% não sabiam onde fazer reclamações ou sugestões e 44,3% desconheciam o nome do profissional que atendera seu filho. Conclusão: no geral, evidenciou-se a satisfação dos acompanhantes quanto à qualidade da assistência à criança internada, destacando-se oportunidades de melhoria referentes aos direitos dos usuários.

            Downloads

            Os dados de download ainda não estão disponíveis.

            Biografia do Autor

            • Ylana Karine Fonseca de Medeiros
              Enfermeira, fornmada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-graduada em Terapia Intensiva pelas Faculdades Integradas de Patos e Residente de Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
            • Deborah Dinorah de Sá Mororó
              Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFRN. Enfermeira do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Coordenadora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente do HUOL/UFRN
            • Juliana Teixeira Jales Menescal Pinto
              Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFRN. Enfermeira do HUOL/UFRN.
            • Gleiciane da Silva Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
              Enfermeira, fornmada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-graduada em Terapia Intensiva pelas Faculdades Integradas de Patos e Residente de Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
            • Nadja de Sá Pinto Dantas Rocha
              Médica. Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN. Professora do Departamento de Pediatria da UFRN.

            Downloads

            Publicado

            2017-09-18

            Edição

            Seção

            Carta ao Editor

            Como Citar

            1.
            Medeiros YKF de, Mororó DD de S, Pinto JTJM, Fonseca G da S, Rocha N de SPD. Qualidade da assistência à criança hospitalizada sob a ótica do acompanhante. Rev Rene [Internet]. 18º de setembro de 2017 [citado 30º de maio de 2026];18(4):499-506. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20235