Efeito da prática do Pilates Solo na massa muscular de mulheres idosas

Autores

  • Leliz Cristina Sampaio Queiroz Centro Universitário - Unicesumar
  • Sonia Maria Marques Gomes Bertolini Centro Universitário- Unicesumar
  • Rose Mari Bennemann
  • Eraldo Schunk Silva UEM - Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

Estudo transversal, com coleta de dados primários e com amostra de conveniência.

Resumo

Objetivo: verificar se a prática de Pilates Solo aumenta a massa muscular de mulheres idosas. Métodos: estudo quase-experimental, com coleta de dados primários e com amostra de conveniência. Avaliou-se a massa muscular de 43 idosas por 11 semanas, por meio do cálculo da área muscular do braço, antes e depois da intervenção. Resultados: foi verificada diferença estatisticamente significativa (p<0,002) entre o valor da média da área muscular do braço, antes (35,56cm2) e após a prática dos exercícios (42,72cm2). Conclusão: o programa de Pilates aplicado no solo gera efeito positivo no aumento da massa muscular de idosas.

Biografia do Autor

  • Leliz Cristina Sampaio Queiroz, Centro Universitário - Unicesumar
    Concluiu Mestrado em Promoção da Saúde pelo Centro Educacional - Unicesumar. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Pará (2007). Atualmente é autônoma e trabalha com Pilates para idosos. Possui experiencia em escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2016-10-30

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

1.
Efeito da prática do Pilates Solo na massa muscular de mulheres idosas. Rev Rene [Internet]. 30º de outubro de 2016 [citado 4º de fevereiro de 2026];17(5):618-25. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/6185