Furtado e a educação pela pedra, entranhada

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DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.1.d06

Resumo

A importância de Celso Furtado para a história brasileira pós-Segunda Guerra Mundial tem sido amplamente estudada e reconhecida. O rigor acadêmico, aliado ao esforço incansável em promover uma política voltada ao desenvolvimento regional do Nordeste e do país, deu-lhe notoriedade internacional. Porém, tento evidenciar, neste ensaio, que Furtado teve algo anterior que lhe serviu de motivação primeira. Refiro-me à experiência que teve, ainda quando criança, no sertão paraibano. Algo que lhe imprimiu bem o descrito por João Cabral de Melo Neto: a educação pela pedra, entranhada. Além disso, o contexto social, próprio da década de 1950, instigou no Brasil o desejo de mudança, motivado por Juscelino Kubitschek e personagens como Dom Hélder Câmara e Victor Nunes Leal. Assim, busca-se explorar a relação entre indivíduo e sociedade e seus desdobramentos no campo político, evidenciando a importância e atualidade de Furtado.

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Biografia do Autor

, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Professor adjunto da Universidade Estadual da Paraíba no departamento de Ciências Sociais, onde leciona Teoria Antropológica e Etnologia Brasileira para o curso de Licenciatura em Sociologia. Pró-Reitor de Planejamento da Universidade Estadual da Paraíba. É credenciado como professor permanente no Mestrado em Desenvolvimento Regional -UEPB.

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Publicado

01-03-2020

Como Citar

Albino, L. (2020). Furtado e a educação pela pedra, entranhada. Revista De Ciências Sociais, 51(1), 195–220. https://doi.org/10.36517/rcs.51.1.d06

Edição

Seção

Dossiê: Centenário de Celso Furtado