VARIAÇÃO DA EXPRESSÃO DA FUTURIDADE VERBAL NOS TIPOS DE DISCURSO DA ORDEM DO EXPOR
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i30.2010.2389Resumo
Este artigo trata da variação, nos tipos de discursoda ordem do expor, entre três formas de codificação dosubdomínio funcional de expressão da futuridade: presentedo indicativo, perífrase ir + infinitivo e futuro do presentedo indicativo. São objetivos do trabalho: a) delimitar subdomíniosfuncionais de expressão da futuridade, relacionando-os aos tipos de discurso do expor; b) analisar avariação entre as formas acima, usando princípios e metodologiada Teoria da variação e mudança. A pesquisaanalisa dados obtidos do uso da língua, provenientes docorpus do projeto Estudo da Língua Oral do Cariri, e buscafatores linguísticos e sociais que possam condicionar o usodas variantes, submetendo esses dados a tratamento estatísticoatravés do pacote computacional VARBRUL. Osresultados demonstram que fatores linguísticos comomarcação contextual da futuridade e o fator social idadesão relevantes na variação das formas em questão nos tiposde discurso observados.Palavras-chave: Futuridade. Variação. Tipos de discurso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ALVES, Thiago Gil Lessa; SOARES, Maria Elias. VARIAÇÃO DA EXPRESSÃO DA FUTURIDADE VERBAL NOS TIPOS DE DISCURSO DA ORDEM DO EXPOR. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. DOI: 10.36517/2525-3468.rdl.v1i30.2010.2389. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2389. Acesso em: 15 mar. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).