APRESENTAÇÃO

Autores

  • Eulália Leurquin Universidade Federal do Ceará
  • Antónia Coutinho Universidade Nova de Lisboa
  • Dora Riestra Universidad Nacional de Rio Negro

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v2i41.2022.83193

Resumo

Discutir sobre a sala de aula de línguas, enquanto um espaço para o ensino e aprendizagem e para a formação de professor, permite-nos refletir sobre os saberes mobilizados pelos discentes e docentes no percurso de sua formação humana e profissional. Também por essa razão, pensar o contexto profissional permite-nos trazer para a discussão o papel e a eficácia dos dispositivos que utilizamos no processo de didatização dos saberes.

 

Neste espaço de interação didática, a sala de aula, está em jogo, pelo menos, três tipos de saberes necessários, isto é, saberes provenientes dos conhecimentos teóricos, adquiridos nas experiências formativas ou autoformativas; saberes que dão conta dos posicionamentos e orientações institucionais; e saberes didáticos que permitem ao professor ou futuro professor selecionar dispositivos para melhor interagir com os estudantes, visando a ampliar as suas capacidades de linguagem. Mas, também precisamos considerar as condições de trabalho do professor e posicionamentos implicados, as condições de aprendizagem dos estudantes. Em se tratando, especialmente  as condições de trabalho do professor, não se pode desconsiderar que 

para além dos saberes a ensinar, saberes para ensinar e saberes profissionais, a aprendizagem profissional precisa ter base uma educação libertadora que contribua para formar a consciência crítica dos professores e lhes estimular a participar de forma responsável nos processos culturais, sociais, políticos e econômicos. Por isso, devem, sobretudo, saber ler o mundo, sua realidade. (Leurquin, 2022)

Nesse contexto complexo e conflituoso que é a sala de aula, outra ação professoral se destaca, a seleção dos dispositivos didáticos, capazes de contribuir no enfrentamento de situações problemáticas de ensino e aprendizagem e de formação de professores autônomos, parece ser um dos maiores desafios atualmente.

Nesta edição especial da Revista de Letras, em homenagem ao professor Joaquim Dolz, reunimos artigos que discutem sobre o ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeiras no Brasil, na Suíça, no México e em Portugal, destacando questões relacionadas à produção oral e escrita e também à leitura, com foco em conceitos desenvolvidos por este estudioso e pela sua equipe de pesquisa. Em particular, os artigos ressaltam o dispositivo sequência didática, pelo papel que ele passou a ter nas salas de aulas da Educação Básicas, no Brasil, quer seja devido ao Programa Olimpíada de Língua Portuguesa ou ao Mestrado Profissional em Letras. 

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

LEURQUIN, Eulália; COUTINHO, Antónia; RIESTRA, Dora. APRESENTAÇÃO. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 41, 2022. DOI: 10.36517/2525-3468.rdl.v2i41.2022.83193. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/83193. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

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