MELANCOLIA, MORTE E TRANSGRESSÃO EM "MINHA MÃE SE MATOU SEM DIZER ADEUS" DE EVANDRO AFFONSO FERREIRA
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i43.2024.94196Palavras-chave:
melancolia, escrita, transgressãoResumo
A relação entre narratividade e imaginário é fundamental para a compreensão da forma como construímos e interpretamos as histórias que permeiam nossa vida e a sociedade. A narratividade diz respeito a capacidade de contar e interpretar histórias, de dar significado aos eventos por meio de narrativas. Esse artigo propõe algumas reflexões sobre o romance Minha mãe se matou sem dizer adeus de Evandro Affonso Ferreira, procurando estabelecer relações entre os temas da melancolia, morte e transgressão através da escrita literária. Permeada pela singularidade do “eu” incorporado na figura do narrador e no tratamento dado ao tema, velho aguarda sua morte iminente e insiste na afirmação de que o ato da escrita é o que lhe impede de seguir os passos da mãe. Afirma o narrador que escreve para não endoidecer, para diminuir o impacto da chegada da morte. No entanto, conforme nos aproximamos do desfecho, essa função parece ser reinterpretada. Auxiliam na fundamentação teórica as reflexões propostas por Carvalho (2010,) Forster (1927), Freud (2011), Tofaline (2013) e outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mônica Silva, Diógenes Buenos Aires de Carvalho Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).