ENTRE O FOLCLORE E A POESIA: OS MODERNISMOS DE MÁRIO DE ANDRADE E BRUNO DE MENEZES
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i43.2024.94257Palavras-chave:
Mário de Andrade, Bruno de Menezes, folcloreResumo
O presente artigo propõe uma leitura comparada entre Mário de Andrade (1893-1945), de São Paulo, e Bruno de Menezes (1893-1963), de Belém do Pará, com o objetivo de refletir sobre convergências da criação poética e concepções do folclore como campo de conhecimento. Dessa maneira, procuramos reconstituir importantes aspectos de suas trajetórias de vida, destacando representações do cotidiano das cidades em pauta advindas de suas experiências- vivências enquanto observadores de suas respectivas realidades, enfatizando a diversidade e a pluralidade de vozes existentes ao longo da primeira metade do século XX. O estudo reúne a faceta de ambos como intelectuais e artistas modernos que comungam a perspectiva de uma nação autônoma, avessa à imitação de pensar o nacional a partir de uma perspectiva meramente importada da Europa. O estudo centra-se na intersecção entre o folclórico e poético, com ênfase na cultura negra, evidenciando o interesse compartilhado por interpretar criticamente as culturas brasileiras de seu tempo.
Palavras-chave: Mário de Andrade; Bruno de Menezes; Folclore.
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