COMUNIDADES LINGUÍSTICAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v1i43.94315

Palavras-chave:

comunidades linguísticas, contato linguístico, línguas na fronteira

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as línguas que circulam na fronteira Jaguarão/Rio Grande do Sul-Brasil – Rio Branco/Cerro Largo-Uruguai, trazendo para este estudo a situação linguística dessa zona de fronteira, demonstrando que o acesso a diferentes variedades da língua, situações e práticas enunciativas aumentam o repertório discursivo do sujeito e sua capacidade de interagir e, consequentemente, sua condição efetiva de praticar a cidadania. Considerando que as fronteiras não são apenas geográficas e políticas, são também sociais e culturais e o contato dos sujeitos não se dá apenas geograficamente, mas também são percebidos nos costumes, na cultura e na língua. Para realizar o estudo, foram coletados dados bibliográficos sobre a constituição das fronteiras, bem como um estudo sobre como o contato linguístico se manifesta nesse espaço de enunciação. Pode-se concluir que além do par de línguas que circula majoritariamente na fronteira, há outras comunidades linguísticas que também ocupam esse espaço, construindo a identidade fronteiriça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa David Acosta, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Curso de Letras da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, concluído em 2016. Licenciada em Letras Português / Espanhol e respectivas literaturas, na Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão. Conclusão no 1º semestre de 2015. Licenciada em Pedagogia pela UNOPAR, conclusão no 2º semestre de 2019 - Modalidade 2ª Licenciatura.

Karina Giacomelli, Universidade Federal de Pelotas

Professora Associada da Universidade Federal de Pelotas, onde atua nos cursos de licenciatura e bacharelado em Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras. Licenciada em Letras-Português pela Universidade Estadual de Maringá (1990), tem mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado também em Letras pela mesma universidade (2007). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Católica de Pelotas (2017). Tem interesse nas áreas de Linguística teórica e aplicada, com foco no Circulo de Bakhtin e Análise Dialógica do Discurso, ensino de língua portuguesa, livro didático, PIBID e Residência Pedagógica.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

DAVID ACOSTA, Vanessa; GIACOMELLI, Karina. COMUNIDADES LINGUÍSTICAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A FRONTEIRA JAGUARÃO/RIO BRANCO. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 43, 2024. DOI: 10.36517/rdl.v1i43.94315. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94315. Acesso em: 11 jul. 2025.