DISCURSOS SOBRE ETARISMO NO PERFIL DO INSTAGRAM @REVISTATPM
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i43.2024.94329Palavras-chave:
Estudos Discursivos Foucaultianos, Etarismo, Mulheres, InstagramResumo
Este artigo tece uma discussão sobre a beleza da mulher no envelhecimento. Tem como objetivo analisar os enunciados discursivos de três postagens do perfil do Instagram @revistatpm, em que situa o corpo como um lugar em que o poder inscreve-se pelo discurso.Teoricamente, este trabalho está inserido nos Estudos Discursivos Foucaultianos, mobilizados pelo método arqueogenealógico. Além das contribuições de Foucault, em sua analítica do poder sobre o corpo, nos apoiamos em Goldenberg (2023), Beauvoir (2018), entre outros que discutem o corpo na velhice. Como resultados parciais, nas três postagens, a atuação do corpo apresentado pelo discurso da Revista ordena um dizer que vai em via da negação do corpo-belo,visto que, tal discurso re(produz),estabiliza e faz circular um dizer a respeito das condições que possibilitaram a emergência destes enunciados, por isso, os discursos analisados, aqui, problematizam a questão da beleza madura e a pressão estética feminina em relação ao envelhecimento e ao etarismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lais Sousa Di Lauro, Luzineide Vieira de Sousa, Marília Diógenes Moreira, Regina Baracuhy

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).