OS PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE
an analysis
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i43.2024.94356Palavras-chave:
pronomes, ensino, portuguêsResumo
Investigamos, sob o viés sociofuncionalista, o tratamento dado aos pronomes pessoais do caso reto em onze coleções de Livros Didáticos de Língua Portuguesa Anos Finais do Ensino Fundamental [6º ao 9º Ano], aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) (quadriênio 2024-2027). Fundamentamo-nos em Labov (2008[1972]), Tarallo (2007), Castilho (2012), Neves (1997, 1999), Givón (1995, 2001), Tavares (2003), Görski e Tavares (2013). Cada coleção possui quatro volumes, totalizando quarenta e quatro. Desse total, analisamos treze livros didáticos a partir da elaboração de um roteiro, que integra a metodologia. Os resultados mostraram que a maior parte dos livros didáticos analisados aborda direta e/ou indiretamente o ensino dos pronomes pessoais do caso reto, no que propusemos algumas atividades que contemplassem o funcionamento, a reflexão e o uso deles na situação comunicativa.
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