Imagens e representações dos negros nos livros didáticos e no cinema brasileiros.
Abstract
A Constituição de 1988 determina que “a prática do racismo constitui crime [...] sujeito a penas de reclusão, nos termo da lei”. Mesmo assim, infelizmente, o racismo, enquanto forma de depreciação das minorias étnicas - negros, índios, ciganos - continua encontrando espaços para se disseminar e produzir representações negativas de determinados grupos étnicos. Este trabalho, produzido inicialmente para a disciplina “Filosofia e Sociologia da Educação II: imagem, memória e educação”, 2009.1, tem como objetivo analisar a maneira pela qual o negro é representado através do livro didático e do cinema. Para isso, foram analisados em livros de Língua Portuguesa os textos e as ilustrações que apresentam o negro como personagem, identificando-se a existência da presença de formas discriminatórias à etnia, construídas pelos autores e ilustradores dos livros didáticos e repassadas aos alunos-leitores. Com relação aos filmes foram pesquisadas as representações estereotipadas do negro nos seguintes títulos: “Também somos irmãos” (1946), “Samba em Brasília” (1960) e outros, a partir das análises contidas no livro “ Negritude Cinema e Educação” organizado por Edileuza Penha de Souza, Mazza Edições, 2006.
Palavras-chave: negros, imagem, livro didático, cinema.