A existência como projeto vital em Ortega y Gasset
Palavras-chave:
Ortega y Gasset. Existência. Vida humana. Ensimesmamento.Resumo
Este artigo apresenta a visão de existência em Ortega y Gasset. No autor, é possível perceber uma efetiva contribuição à concepção de existência. Para ele, o homem, ao passar a existir, partilha de uma determinada forma de viver e de pensar num dado momento histórico. Em seu livro Meditación de la técnica, Ortega apresenta a vida humana como radical a cada um e construída por pura escolha. Ao decidir viver, o homem vai adaptando a realidade a si, construindo pela imaginação realidades distintas das que estão postas. Isso somente é possível porque ele pode por alguns instantes ensimesmar-se, ou seja, manter contato direto com sua interioridade. Contudo, o homem está envolvido pelas suas circunstâncias as quais lhe afetam constantemente. Para o autor, quando a vida humana fica atrelada ao mundo circunstancial perde seu caráter radical, deixa de ser do indivíduo e passa a ser da coletividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.