A especificidade da natureza humana em relação aos demais animais no pensamento aristotélico
Palavras-chave:
Natureza. Aristóteles. Ação. Ética. Biologia.Resumo
Este artigo analisa em que medida a natureza humana se distingue dos demais animais, tendo como referência as obras biológicas e a Ética de Aristóteles. Nosso fio condutor, nessa perspectiva, é o mecanismo psicofisiológico do agir dos animais. Compreendemos, a partir daí, que a natureza humana não é totalmente determinada e isto é a condição de possibilidade que faz com que o homem possa tornar-se excelente, cumprindo com o fim que lhe é próprio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.