Spinoza: o desejo e o sumo bem, de filósofo a sábio
Palavras-chave:
Desejo. Sumo bem. Decisão. Alegria. Tristeza.Resumo
Neste artigo examinamos o conceito de desejo na filosofia de Spinoza e a sua ligação com a decisão do filósofo em encontrar o sumo bem. Sendo o sumo bem, por sua vez, não algo de diverso do que a sua fruição mesma, concluímos que ignorar a sua existência, busca-la e vivê-la são, respectivamente, as condições do vulgo, do filósofo e do sábio, à exemplo do que ocorria no Jardim de Epicuro.
Referências
DELBOS, Victor. O espinosismo. São Paulo: Discurso Editorial, 2002. DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
CHAUÍ, Marilena. Desejo, paixão e ação na ética de Spinoza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
______. Cursos sobre Spinoza. Fortaleza: EdUECE, 2009.
GAFFIOT, Félix. Dictionnaire latin-français. 1934. Disponível em: <http://www.le-
xilogos.com/latin_langue_dictionnaires.htm>.
MARTINS, A; SANTIAGO, H; OLIVA, L. C. (Orgs.). As ilusões do eu: Spinoza e Nietzsche. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
SPINELLI, Miguel. Os caminhos de Epicuro. São Paulo, Loyola, 2009. SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2011
______. Obra completa I. (Breve) Tratado e outros escritos. São Paulo: Perspec- tiva, 2014a.
______. Obra completa II. Correspondência completa e vida. São Paulo: Perspec- tiva, 2014b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.