A crise da razão: elementos para pensar a educação moral no campo da Bioética
DOI:
https://doi.org/10.36517/Argumentos.23.4Palabras clave:
Crise. Modernidade. Razão. Educação moral. Heidegger.Resumen
É lugar comum a ideia de que vivemos uma crise moral, que nos assola de maneira radical nos dias de hoje. Neste sentido, um fluxo grande de trabalhos, no campo da saúde, procura delinear os contornos específicos desta crise, bom como esboçar algumas possibilidades de enfrentamento aos seus desdobramentos, com ênfase no que se consagrou na literatura como "educação moral". Na esteira destas questões, propomos este ensaio cujo objetivo é estabelecer uma perspectiva diferente para a crise. Através de um esforço de natureza filosófica, e tendo o filósofo Martin Heidegger como guia desta caminhada, procuramos discutir a referida crise, abordando sua natureza mais essencial e denunciando a insuficiência da "educação moral" contemporânea face à natureza da crise.
Citas
CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. Filosofia Grega: uma introdução. Teresópolis: Daimon Editora, 2010.
DESCARTES, René. A Discourse on the Method of Correctly Conducting One’s Reason and Seeking Truth in the Sciences. Translated by Ian Maclean. Oxford: Oxford University Press, 2006.
GOBRY, Ivan. Vocabulário grego da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HAAR, Michel. Heidegger and the essence of man. Translated by William McNeill. Albany: State University of New York Press, 1993.
HEIDEGGER, Martin. Hölderlin's Hymn "The Ister". Translated by William McNeill and Julia Davis. Bloomington: Indiana University Press, 1996.
HEIDEGGER, Martin. Marcas do Caminho. Trad. Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008.
HORKHEIMER, Max. e ADORNO, Theodor. W. O conceito de esclarecimento. In M. Horkheimer & T. W. Adorno (Orgs.), Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. de G. A. Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
INWOOD, Michael. Dicionário Heidegger. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
LADEIRA, Talita Leite; KOIFMAN, Lilian. Interface entre fisioterapia, bioética e educação: revisão integrativa. Rev. Bioét., Brasília , v. 25, n. 3, p. 618-629, Dec. 2017 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422017000300618&lng=en&nrm=iso>. access on 24 Mar. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017253219.
LADRIÈRE, Jean. Del sentido de la Bioética. Acta bioeth., Santiago , v. 6, n. 2, p. 197-218, dic. 2000 . Disponible en <https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-569X2000000200002&lng=es&nrm=iso>. accedido en 22 marzo 2019. http://dx.doi.org/10.4067/S1726-569X2000000200002.
LADRIÈRE, Jean. Ética e Pensamento Científico: a abordagem filosófica do problema bioético. São Paulo: Editora Letras & Letras, 1994.
MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, Dec. 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900018&lng=en&nrm=iso>. access on 22 Mar. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232008000900018.
MOTTA, Luís Claudio de S. O cuidado no espaço-tempo do Oikos: sobre a bioética e a estratégia de saúde da família. 2012. Dissertação. (Mestrado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC-UFRJ), Rio de Janeiro, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da Tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Editora Martin Claret, 2004.
NIETZSCHE, Friedrich. Fragmentos Póstumos (1885-1887) Vol. VI. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
PEGORARO, Olinto. Ética dos maiores mestres através da história. Petrópolis: Vozes, 2008.
REGO, Sergio; COSTA-MACEDO, Leda M. Subsídios para a educação moral nos cursos de graduação em saúde. In: Schramm FR, Rego S, Braz M, Palácios M, organizadores. Bioética riscos e proteção. Rio de Janeiro: UFRJ/Fiocruz; 2005.
REGO, Sergio; GOMES, Andréia Patrícia; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. Bioética e humanização como temas transversais na formação médica. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 32, n. 4, p. 482-491, Dec. 2008 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400011&lng=en&nrm=iso>. access on 24 Mar. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000400011.
TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construção da identidade moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
SCHRAMM, Fermin Roland. A moralidade da biotecnociência: a bioética da proteção pode dar conta do impacto real e potencial das biotecnologias sobre a vida e/ou a qualidade de vida das pessoas humanas? In: Schramm, Fermin Roland; Rego, Sergio; Braz, Marlene; Palácios, Marisa. Bioética, riscos e proteção. Rio de Janeiro, UFRJ; Fiocruz, 2005. p.15-28.
SCHRAMM, Fermin Roland. Existem boas razões para se temer a biotecnociência? Bioethikos, v.4, n.2, p.198-97, 2010.
TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. São Paulo: É realizações, 2011.
VIDAL, Selma V. Bioética, educação e estratégia saúde da família: entre práxis e paidéia. Tese (Doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC-UFRJ), Rio de Janeiro, 2014.
VILACA, Murilo Mariano; PALMA, Alexandre. Limites biológicos, biotecnociência e transumanismo: uma revolução em Saúde Pública?. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 16, n. 43, p. 1025-1038, dic. 2012 . Disponible en <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000400013&lng=es&nrm=iso>. accedido en 24 marzo 2019. Epub 30-Nov-2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012005000042.
ZOBOLI, Elma Lourdes C. P.; FORTES, Paulo Antonio C. Bioética e atenção básica: um perfil dos problemas éticos vividos por enfermeiros e médicos do Programa de Saúde da Família, São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 6, p. 1690-1699, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los DERECHOS AUTORALES otorgados a la revista O el Derecho de Primera Publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente a Creative Commons License Attribution (CC BY) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores pueden aceptar contratos, distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en el repositorio institucional o como capítulo del libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite a los autores publicar y distribuir su trabajo on-line (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) durante el proceso editorial de información de que el artículo está en proceso de publicación. Esto puede aumentar el impacto y cita de trabajos publicados.
SOBRE COPYRIGHT Y POLÍTICA DE ACCESO LIBRE
La revista utiliza la atribución CC BY