O Projeto Mitologando e a comunicação de saberes
Palabras clave:
Mitologando. Extensão universitária. Antiguidade clássica. Interação. Parcerias.Resumen
O projeto de extensão Mitologando, coordenado pela professora Katia Teonia (UFRJ), surge da necessidade de explorar o vasto corpus literário da antiguidade clássica, visando aprofundar o entendimento de crianças e jovens sobre o mundo antigo e suas implicações na contemporaneidade. Inspirado pela pesquisa do grupo FABULA sobre a recepção da antiguidade clássica na literatura infantil e juvenil, o Mitologando promove a interação e reflexão através de práticas como contação de histórias e mediação literária. Além disso, estabelece parcerias com outros projetos de extensão fortalecendo suas ações de extensão e contribuindo para uma maior visibilidade das iniciativas no âmbito acadêmico e social. Essas colaborações refletem o compromisso compartilhado com as diretrizes de extensão universitária, destacando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como o impacto na formação do estudante e na sociedade.
Citas
AZEVEDO. K. T. C. Entre deusas e deuses, monstros e heróis: o projeto de extensão Mitologando. Fórum UFRJ em Revista. Disponível em: https://emrevista.forum.ufrj.br/entredeusas-e-deuses-monstros-e-herois-o-projeto-de-extensao-mitologando/#identifier_5_2013. Acesso em: 14.mar.2024.
AZEVEDO, K. T. C. FABULA – Repertório bibliográfico sobre a antiguidade clássica na literatura infantil e juvenil no Brasil. Portal FABULA, Rio de Janeiro. Disponível em: https://fabula.letras.ufrj.br. Acesso em: 14.mar.2024.
AZEVEDO, K. T. C. Mitologando: cultura greco-romana para crianças e jovens. Portal Mitologando, Rio de Janeiro. Disponível em: https://mitologabdo.letras.ufrj.br. Acesso em: 14.mar.2024.
BARBOSA, T. V R. Odisseia de Homero em quadrinhos. Ilustrações de Piero Bagnariol. São Paulo: Peirópolis, 2013.
BARBOSA, T. V. R.; CAETANO, A.; CORRÊA, P. Ilíada de Homero: tradução em quadrinhos. Ilustrações de Piero Bagnariol. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Federal n.º 10.172, de 9/01/2001. Brasília: MEC, 2001c.
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CÂNDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Todavia, 2023.
FABULA: A recepção da antiguidade clássica na literatura infantil e juvenil. Disponível em: http://www.fabula.letras.ufrj.br.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária, Manaus, 2012.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
MARTINDALE, C. Redeeming the Text: Latin Poetry and the Hermeneutics of Reception (Roman Literature and its Contexts). Cambridge: Cambridge University Press, 1993
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resolução 217 A (III), em 10 de dezembro de 1948.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los DERECHOS AUTORALES otorgados a la revista O el Derecho de Primera Publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente a Creative Commons License Attribution (CC BY) que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores pueden aceptar contratos, distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo: publicación en el repositorio institucional o como capítulo del libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite a los autores publicar y distribuir su trabajo on-line (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) durante el proceso editorial de información de que el artículo está en proceso de publicación. Esto puede aumentar el impacto y cita de trabajos publicados.
SOBRE COPYRIGHT Y POLÍTICA DE ACCESO LIBRE
La revista utiliza la atribución CC BY