Breves considerações sobre os impactos da racionalidade neoliberal no Estado, na democracia e na liberdade individual: a importância dos pressupostos teórico-conceituais de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu para a compreensão do Estado Contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.36517/10.36517/Argumentos.30.9Palavras-chave:
Governamentalidade. Biopoder e Biopolítica. Violência Simbólica. Estado Neoliberal. Democracia e Liberdade.Resumo
O presente artigo, a partir de uma abordagem prospectivo-reflexiva, apresenta aspectos pontuais de pressupostos teórico-conceituais de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu, cujo objetivo é trazer a lume os conceitos de governamentalidade, biopoder, biopolítica, campo, habitus, capital e violência simbólica, para a compreensão do neoliberalismo e do seu impacto no Estado, na democracia e na liberdade individual. Tais conceitos servem aqui como ponto de partida à apresentação de perspectivas descendentes das primeiras, desenvolvidas pelos teóricos Giorgio Agamben, Wendy Brown e Achille Mbembe, possibilitando uma constatação quanto ao não cumprimento das promessas do Estado Liberal e do Estado Democrático e suas transmutações no neoliberalismo, policêntrico quanto ao poder de domínio sobre os indivíduos, que junto com o mercado e o Estado formam a triangularização do poder derivado da governamentalidade do Estado Neoliberal.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
AGAMBEM, Giorgio. Entrevista concedida a Giuseppe Savà. Ragusanews.com. Scicli, Ragusa – Itália, Giogio Agamben, inertervista a Peppe Savà: Amo Scicli e Guccione, Cultura Scicli, On-line, 16 de agosto de 2012. Disponibile in: https://www.ragusanews.com/articolo/28021/giorgioagamben-intervista-a-peppe-sava-amo-scicli-e-guccione. Acesso em: 21.jan.2023.
AGAMBEM, Giorgio. Estado de exceção. Trad. Iraci D. Poleti. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2004.
BENJAMIN, Walter. O capitalismo como religião. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 2ª ed. Porto Alegre: Zouk, 2013.
BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Poder Simbólico. 9ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. Trad. Rosa Freire D´Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
BROWN, Wendy. El Pueblo sin atributos: la secreta revolución del neoliberalismo. Trad. Victor Altamirano. Barcelona: Malpaso, 2016.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
FISHER, Mark. Realismo Capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do Capitalismo? São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica (1978-1979). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 24ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
HARVEY, David. O Neoliberalismo: história e implicações. Trad. Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
HOBBES, Thomas. Leviatã, ou, Matéria, palavra e poder de uma República eclesiástica e civil. Trad. Gabriel Lima Marques e Renan Marques Birro. Petrópolis: Vozes, 2020.
LAVAL, Christian. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. Trad. Márcia Pereira Cunha e Nilton Ken Ota. São Paulo: Elefante, 2001, (E-book Amazon Kindle).
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos: ensaio sobre a origem, os limites e os fins verdadeiros do governo civil. Trad. Magda Lopes e Marisa Lobo da Costa. Petrópolis: Vozes, 2019.
MBEMBE, Achille. Políticas da inimizade. Trad. Marta Lança. Lisboa: Antigona, 2017.
PASCAL, Blaise. Pensamentos. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
PZREWORSKY, Adam. Estado e economia no capitalismo. Trad. Argelina C. Figueiredo e Pedro P. Z. Bastos. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.
RICARDO, David. Princípios de economia política e de tributação. Trad. Maria Adelaide Ferreira. 5ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
SMITH, Adam. A riqueza das nações: uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. Trad. Norberto de Paula Lima. 4ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: LeYa, 2018.
TILLY, Charles. Coerção, capital e estados europeus (990-1992). Trad. Geraldo Gérson de Souza. São Paulo: EDUSP, 1996.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo. Trad. Paulo Cézar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos (SOBRE COPYRIGHT E POLÍTICA DE ACESSO LIVRE):
1. Autores mantém OS DIREITOS AUTORAIS concedidos à revista OU Direito de Primeira Publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons (CC BY) que permite o compartilhamento dos trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar no repositório institucional ou como um capítulo do livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (por exemplo: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) mesmo durante o processo editorial, haja visto que isso pode aumentar o impacto e citação do trabalho publicado.