PARÂMETROS DE CRESCIMENTO E MORTALIDADE DO CHERNE, Epinephelus niveatus (VALENCIENNES) (OSTEICHTHYES: SERRANIDAE), NO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v32i1-2.31360Palavras-chave:
cherne, idade, crescimento, mortalidade natural, Sudeste do Brasil.Resumo
O cherne, Epinephelus niveatus (Valenciennes), é um peixe demersal comercialmente importante na regido sudeste do Brasil, habitando fundos rochosos e coralinos na plataforma externa e talude continental. Idade, crescimento e mortalidade foram estudados com base em amostragem da captura no período agosto de 1996/agosto de 1997 para obtenção de escamas em 229 exemplares com tamanhos na faixa de 33,0 — 93,4 cm TL. As escamas crescem numa proporção isométrica com o tamanho individual, havendo periodicidade anual na formação dos anéis etários, que ocorre no bimestre novembro-dezembro. Os comprimentos retrocalculados variaram entre 27,5 cm (grupo-de-idade I) e 92,4 cm (grupode-idade XII). As equações de crescimento em comprimento (cm) e peso (kg) são as seguintes: Lt = 148,4 1 [ 1 - e - 0,069 (t + 2.97)] e Wt = 45, 7 [ 1 - e -0,069 0 + 2,97)] 2,904 esta obtida pela equação de regressão peso/comprimento: ln W = - 10,698 + 2,904 in L. 0 coeficiente anual de mortalidade natural foi M = 0,170. O cherne tem baixo coeficiente de crescimento (K = 0,069), alta razão M/K = 2,50 e grande expectativa de vida (tmax = 46,4 anos), características típicas de espécies carnívoras do 5°. nível trófico. Os parâmetros de crescimento foram semelhantes para as populações do cherne que habitam as regiões Sudeste do Brasil e sul da Florida (EUA).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).