PARÂMETROS DE CRESCIMENTO E MORTALIDADE DO CHERNE, Epinephelus niveatus (VALENCIENNES) (OSTEICHTHYES: SERRANIDAE), NO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v32i1-2.31360Palavras-chave:
cherne, idade, crescimento, mortalidade natural, Sudeste do Brasil.Resumo
O cherne, Epinephelus niveatus (Valenciennes), é um peixe demersal comercialmente importante na regido sudeste do Brasil, habitando fundos rochosos e coralinos na plataforma externa e talude continental. Idade, crescimento e mortalidade foram estudados com base em amostragem da captura no período agosto de 1996/agosto de 1997 para obtenção de escamas em 229 exemplares com tamanhos na faixa de 33,0 — 93,4 cm TL. As escamas crescem numa proporção isométrica com o tamanho individual, havendo periodicidade anual na formação dos anéis etários, que ocorre no bimestre novembro-dezembro. Os comprimentos retrocalculados variaram entre 27,5 cm (grupo-de-idade I) e 92,4 cm (grupode-idade XII). As equações de crescimento em comprimento (cm) e peso (kg) são as seguintes: Lt = 148,4 1 [ 1 - e - 0,069 (t + 2.97)] e Wt = 45, 7 [ 1 - e -0,069 0 + 2,97)] 2,904 esta obtida pela equação de regressão peso/comprimento: ln W = - 10,698 + 2,904 in L. 0 coeficiente anual de mortalidade natural foi M = 0,170. O cherne tem baixo coeficiente de crescimento (K = 0,069), alta razão M/K = 2,50 e grande expectativa de vida (tmax = 46,4 anos), características típicas de espécies carnívoras do 5°. nível trófico. Os parâmetros de crescimento foram semelhantes para as populações do cherne que habitam as regiões Sudeste do Brasil e sul da Florida (EUA).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).