SINOPSE DE INFORMAÇOES SOBRE AS LAGOSTAS PANULIRUS ARGUS (LATREILLE) E PANULIRUS LAEVICAUDA (LATREILLE) (CRUSTACEA: PALINURIDAE). NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v27i1-2.31421Resumo
A pesca de lagostas, iniciada em 1955, tem sido o principal fator de
desenvolvimento da atividade pesqueira no Estado do Ceará e, por extensão, no Nordeste do Brasil, em função da razoável abundância das espécies Panulirus argus (Latreille) e Panulirus laevicauda (Latreille) mas, principalmente, pela considerável receita gerada com a exportação
de caudas para o mercado internacional. Ressalte-se que em 1979 foram
exportadas centenas de toneladas de lagostas inteiras, conservadas por cozimento, forma de processamento que está novamente sendo empregada desde 1988.
Downloads
Publicado
2018-03-08
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).