MONITORAMENTO DAS ÁGUAS DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO DO PORTO DO PECÉM E SUA ZONA DE INFLUÊNCIA DIRETA (ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11858Palabras clave:
Porto do Pecém, monitoramento ambiental, poluição microbiológica, Estado do Ceará.Resumen
Este trabalho apresenta um estudo de monitoramento das águas da área de construção do Porto do Pecém (Estado do Ceará, Brasil) e sua zona de influência direta, desenvolvido no ano de 1998. Parâmetros hidrográficos como temperatura e salinidade mostram uma pequena tendência de variação vertical, evidenciando o caráter homogêneo do meio aquático na região estudada. Os valores superficiais de oxigênio dissolvido encontram-se dentro dos limites de saturação, mas com tendência de decréscimo em função da profundidade. O potencial hidrogeniônico (pH) mostrou-se alcalino, portanto não indicando a presença de substâncias ácidas na água. A coluna d’água tem baixa transparência e elevado coeficiente de extinção de luz, em decorrência do grande teor de sólidos em suspensão, mas óleos e graxas não foram detectados. A contaminação por coliformes fecais é praticamente inexistente.Descargas
Publicado
2017-05-05
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).