TAMANHO MÉDIO DE PRIMEIRA MATURAÇÃO DA LAGOSTA Panulirus laevicauda (LATREILLE) NO LITORAL DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL

Autores/as

  • Cira Nina Cavalcante Soares Pesquisador do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
  • Alberto Carvalho Peret Professor Adjunto do Departamento de Hidrobiologia, Universidade Federal de São Carlos. São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v31i1-2.31370

Palabras clave:

Panulirus laevicauda, reprodução, comprimento de 1'. maturação sexual, Estado do Ceará.

Resumen

Através de amostragens realizadas a bordo de embarcações, de médio porte, da pesca comercial, operando em profundidades de 10 a 90 metros na plataforma continental do Estado do Ceará, Brasil, foram examinadas e medidas 13.921 fêmeas da lagosta Panulirus laevicauda, no período de janeiro de 1984 a dezembro de 1993. Das fêmeas foram retiradas as gônadas, sendo a caracterização dos estádios feita com base nos aspectos macroscópicos. A análise dos dados mostrou que a maior ou menor incidência de jovens ou adultos nas amostragens está relacionada à profundidade do local de captura. O valor do tamanho médio na 1'maturidade sexual foi influenciado pela variação da incidência de jovens nas amostragens. Para diminuir o efeito da estratificação, o tamanho médio na 1' maturidade sexual foi estimado usando-se dados de todo o período observado. Para esta espécie, o comprimento do cefalotórax com que, pelo menos, 50% das fêmeas encontramse
sexualmente maduras na população é de 63 mm.

Publicado

2018-03-05

Número

Sección

Artigos originais