TAMANHO MÉDIO DE PRIMEIRA MATURAÇÃO DA LAGOSTA Panulirus laevicauda (LATREILLE) NO LITORAL DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v31i1-2.31370Palavras-chave:
Panulirus laevicauda, reprodução, comprimento de 1'. maturação sexual, Estado do Ceará.Resumo
Através de amostragens realizadas a bordo de embarcações, de médio porte, da pesca comercial, operando em profundidades de 10 a 90 metros na plataforma continental do Estado do Ceará, Brasil, foram examinadas e medidas 13.921 fêmeas da lagosta Panulirus laevicauda, no período de janeiro de 1984 a dezembro de 1993. Das fêmeas foram retiradas as gônadas, sendo a caracterização dos estádios feita com base nos aspectos macroscópicos. A análise dos dados mostrou que a maior ou menor incidência de jovens ou adultos nas amostragens está relacionada à profundidade do local de captura. O valor do tamanho médio na 1'maturidade sexual foi influenciado pela variação da incidência de jovens nas amostragens. Para diminuir o efeito da estratificação, o tamanho médio na 1' maturidade sexual foi estimado usando-se dados de todo o período observado. Para esta espécie, o comprimento do cefalotórax com que, pelo menos, 50% das fêmeas encontramse
sexualmente maduras na população é de 63 mm.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).