EFEITO DA TEMPERATURA NO BRANQUEAMENTO DE CORAIS: AVALIAÇÃO DE POTENCIAIS BIOINDICADORES DO AQUECIMENTO GLOBAL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v42i2.6023Palabras clave:
branqueamento, coral, temperatura, aquecimento global.Resumen
O branqueamento é um processo de perda da coloração de corais causado pela interrupção da sua relação de simbiose com as zooxantelas. Diversos fatores infl uenciam esse fenômeno, sendo a alta temperatura das águas apontada como a principal causa. Esse trabalho consistiu em analisar o efeito da temperatura sobre o branqueamento de três espécies, o coral construtor Siderastrea stellata, e os zooantídeos Palythoa caribaeorum e Zoanthus sociatus, para avaliá-los como potenciais bioindicadores do aquecimento global. A espécie S. stellata apresentou branqueamento completo a 45ºC em 24 horas e a 40ºC em 72 horas. A 35ºC as amostras experimentais apresentaram branqueamento parcial no fi nal de uma semana, sendo então consideradas relativamente resistentes a essa temperatura. P. caribaeorum branqueou completamente em 48 horas quando submetido a 45ºC e em 72 horas a 40ºC. A espécie Z. sociatus foi a espécie mais resistente à temperatura, levando 48 horas para branquear a 45ºC e não apresentando branqueamento completo por uma semana quando submetido a 40ºC. Entre as três espécies estudadas, sugere-se S. stellata como bioindicador do aquecimento global.Descargas
Publicado
2009-12-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).