BLUE QUESTIONNAIRE: PROPOSAL FOR AN EVALUATION INSTRUMENT ABOUT OCEAN LITERACY
Questionário azul: proposta de um instrumento avaliativo sobre alfabetização oceânica
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i1.92804Resumen
Vivemos a Década do Oceano, que compreende o período de 2021 a 2030, um momento marcado por um movimento global para pesquisas e ações em prol da conservação do oceano. Visando contribuir para a promoção da cultura oceânica através da alfabetização oceânica, desenvolve-se esta pesquisa, que visa apresentar os conceitos de cultura oceânica, alfabetização oceânica e suas conexões com a educação ambiental. Através da observação em sala de aula durante o estágio curricular obrigatório, foi notado um déficit de conhecimentos oceânicos por parte dos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, o que gerou uma dúvida: o quanto de conhecimentos marinhos esses alunos possuem? Por isso, é proposto um questionário como instrumento avaliativo a respeito de conhecimentos oceânicos para diagnóstico de conhecimentos prévios acerca da temática, visando elaborar atividades educativas condizentes com a realidade e demandas do público-alvo. O questionário foi elaborado através da vivência do estágio curricular, baseado nos princípios da cultura oceânica. É proposto no método qualitativo, com perguntas abertas e fechadas e adaptado para as turmas do segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio. Após a etapa da aplicação do questionário piloto, foi possível observar que os alunos se interessam por temas marinhos e demonstram empolgação ao falar sobre o tema.
Palavras-chave: Cultura oceânica. Alfabetização oceânica. Instrumento de avaliação. Educação ambiental.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).