APROVEITAMENTO DO RESÍDUO A PARTIR DO BENEFICIAMENTO DE PESCADO DE UMA INDÚSTRIA PESQUEIRA NO NORTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i3.148Palavras-chave:
pescado, subproduto, indústria de processamento, despolpadeiraResumo
As indústrias de beneficiamento de pescado geram diariamente quantidades significativas de resíduos sólidos orgânicos, mate- rial que por muitas vezes não é aproveitado devido ao restrito conhecimento do setor pesqueiro sobre procedimentos tecnológicos e sa- nitários para aproveitamento destes resíduos. Com o intuito de minimizar danos ao meio ambiente, desperdício de matéria prima e maximização de lucros, foram estabelecidas parcerias entre a Universidade e o setor privado. O trabalho foi realizado em duas fases, sendo desenvolvido durante seis meses. A primeira constou de visitas à indústria onde foram observados, na prática, os métodos empre- gados pelos funcionários e técnicos responsáveis pela obtenção da polpa. A segunda foi realizada no Laboratório de Tecnologia do Pes- cado, da Universidade Federal do Pará, onde foram desenvolvidos testes para a fabricação de alimentos à base da polpa do peixe. Em relação ao rendimento das espécies processadas, as que mais se destacaram foram: uritinga, Arius proops; pescada-amarela, Cynos- cion acoupa; pargo, Lutjanus purpureus; gurijuba, Arius parkeri; corvina, Micropogonias furnieri; e timbiro, Pterengraulis atherinoides. Em relação às informações nutricionais, observamos que o produto apresentou-se rico em proteínas e fibras alimentares, com ausência de gorduras trans e baixa quantidade de carboidratos.Downloads
Publicado
2011-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).