DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA DA CAVALINHA, Scomber japonicus HOUTTUYN, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v35i1-2.30889Palavras-chave:
Scomber japonicus, ciclo de produção, áreas de pesca, produtividade, distribuição vertical, Rio de JaneiroResumo
Este trabalho trata das capturas da cavalinha, Scomber japonicus Houttuyn, no Estado do Rio de Janeiro (Brasil), realizadas por traineiras, durante as pescarias da sardinha-verdadeira, Sardinella brasiliensis (Steindachner, 1879), nos anos de 1993-1997, espécies que são encontradas nos mesmos cardumes. As pescarias da cavalinha têm mais importância nos meses de março a agosto, com maiores capturas no outono (cerca de 50% da produção anual). A produtividade das pescarias da cavalinha decresce ao longo do ano, com o máximo de 0,8 t/lance no verão. Em geral, a produção da cavalinha não ultrapassa os 10% daquela que corresponde à sardinha-verdadeira. Os principais pesqueiros da cavalinha estão situados na baía da Ilha Grande e adjacências, que contribuem com 84% da produção anual da espécie no Estado. Em tais pesqueiros, mais de 90% das capturas da cavalinha se realizam entre o verão e o inverno, quando também são mais elevados os índices de produtividade. A cavalinha é capturada desde superfície até 60 m de profundidade, concentrando-se entre 11 – 40 m, com maior frequência na faixa de 21 – 30 m de profundidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).