ESTUDO DA MORFOLOGIA DOS OSSOS TÍMPANO-PERIÓTICOS DE CETÁCEOS DA SUB-ORDEM ODONTOCETI (MAMMALIA: CETACEA)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v32i1-2.31359Palavras-chave:
osso tímpano-periótico, morfologia, cetáceos, Odontocenti.Resumo
Poucos são os estudos taxonômicos ou morfológicos dos ossos tímpano-perióticos, que constituem o ouvido médio e interno dos cetáceos. O presente trabalho tem como objetivo identificar e descrever, numa análise comparativa, as estruturas que formam os ossos tímpano-perióticos de seis espécies de pequenos cetáceos que ocorrem na costa do estado do Ceará, Brasil. Durante o período de janeiro de 1992 a julho de 1996, foram estudados 22 ossos tímpano-perióticos de seis espécies: 15 de Sotalia fluviatilis, 2 de Steno bredanenses, 1 de Stenella clymene, 2 de Tursiops truncatus, 1 de Peponocephala electra e 1 de Ziphius cavirostris. As bulas auditivas foram codificadas e medidas com precisão de 0,05 mm, observando-se 22 características. Também realizou-se, em S. fluviatilis, estudo de simetria bilateral através da comparação das medidas das bulas direita e esquerda, utilizando-se o teste multivariado Hotelling’s T2. Não foi observada variação significativa na simetria dos ossos tímpano-perióticos para S. fluviatilis. As relações filogenéticas obtidas pela análise de agrupamento realizada com base nas medidas dos ossos tímpano-perióticos das seis espécies estudadas estão de acordo com árvores filogenéticas obtidas através de análises estatísticas baseadas em sequências do DNA mitocondrial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).