AN EVALUATION OF PUBLIC AQUARIUMS IN SÃO PAULO (BRAZIL) IN LIGHT OF THE “GLOBAL AQUARIUM STRATEGY FOR CONSERVATION AND SUSTAINABILITY”
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v48i1.5856Palavras-chave:
aquário, conservação, sustentabilidade, educação ambiental, biodiversidade, WAZAResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar uma amostra de sete aquários públicos brasileiros e determinar até que ponto eles aderiam às diretrizes da Associação Mundial de Zoos e Aquários – WAZA, em suas atividades de educação ambiental, pesquisa e conservação da biodiversidade, in situ e ex situ . As informações foram coletadas através de um questionário contendo 34 itens, abrangendo os nove pilares da WAZA. Apesar de todos os aquários realizarem ações em prol da conservação ambiental, muitos não estavam familiarizados com documentos importantes da WAZA, EAZA e IUCN. Os aquários públicos brasileiros devem integrar-se aos esforços conservacionistas da comunidade da WAZA, assumir maiores responsabilidades para a conservação de ecossistemas locais, criar planos de ação e códigos de ética e bem-estar animal próprios, intensificar os programas de reprodução, arrecadar fundos para a conservação da biodiversidade e desenvolver políticas de investigação. O estudo sugere como pesquisadores, ativistas e gestores de aquários podem contribuir para tornar o planeta mais sustentável e seguro para as atuais e futuras gerações, e fornece subsídios para projetos que explorem o papel dos aquários públicos no contexto da atual crise ambiental do Antropoceno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).