DIETA DA CORVINA, Micropogonias furnieri (DESMAREST, 1823) (ACTINOPTERYGII, SCIAENIDAE) NA REGIÃO COSTEIRA DE ITAIPU, NITERÓI – RJ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v43i2.6002Palavras-chave:
alimentação, estratégia alimentar, peixe demersal, zona costeiraResumo
A corvina, Micropogonias furnieri , é um importante recurso pesqueiro costeiro, amplamente distribuído no Atlântico ocidental, sendo capturado com redes de arrasto, emalhe e linha de mão. Em Itaipu, responde por 60,1% da produção pesqueira em biomassa, sendo capturada principalmente em redes de espera tipo corvineira. A fim de conhecer os recursos alimentares utilizados e as variações sazonais na alimentação da espécie na região de Itaipu, o conteúdo estomacal de 262 exemplares, medindo entre 89 e 530mm de comprimento total, foram analisados. As amostras foram obtidas nos desembarques das pescarias artesanais em Itaipu, entre setembro de 2003 e setembro de 2004. O Índice de Importância Relativa (IIR) foi calculado para cada item. Em 214 estômagos, foram identificados 25 itens, incluindo crustáceos, peixes, anelídeos, moluscos, briozoários, matéria orgânica digerida e sedimento, confirmando seu hábito alimentar generalista. A categoria dos crustáceos foi a mais importante na dieta da corvina. Entre os crustáceos, os misidáceos foram os mais importantes, enquanto camarões, estomatópodas, isópodas e siris apresentaram menor importância. A análise sazonal dos valores de IIR revelou que os crustáceos constituíram a categoria mais importante durante todas as estações do anoDownloads
Publicado
2010-11-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).