RECIFES ARTIFICIAIS INSTALADOS EM GUAMARÉ, RIO GRANDE DO NORTE: PROGRAMA DE APOIO À PESCA ARTESANAL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v42i1.6050Palavras-chave:
recifes arti fi ciais, marambaias, peixes marinhos, pesca artesanal.Resumo
Na região Nordeste do Brasil existe a tradição de construir recifes artificiais conhecidos como marambaias, pesqueiros ou caiçaras . Nos últimos anos, vários projetos de grande porte foram implantados no sentido de apoiar a pesca artesanal e conservar os recursos pesqueiros marinhos costeiros. Este trabalho descreve os resultados de quatro anos de monitoramento do Projeto Marambaia, iniciado pela PETROBRÁS em parceria com a Universidade Federal do Ceará, em Guamaré (RN) em 1999. O material empregado foram estruturas de concreto chamadas de casulos e desde o período da instalação do material no mar até 2004 foram identificadas e registradas 63 espécies de peixes de interesse econômico. Com base nos últimos resultados, pode-se concluir que o número de espécies encontradas nas estruturas segue aumentando ao longo do tempo; as estruturas dos casulos não apresentam nenhuma modificação estrutural; das espécies encontradas nos casulos, treze formavam cardumes que variaram desde alguns indivíduos a grupos numerosos; das espécies encontradas, sete ocorreram em todos os casulos visitados; várias espécies mostraram-se transitórias, podendo ter cedido espaço para outras mais dominantes que passaram a predominar a partir dos monitoramentos anteriores.Downloads
Publicado
2009-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).