ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE ÓLEOS ESSENCIAIS FRENTE A BACTÉRIAS ISOLADAS DE SURURU, Mytella falcata
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6111Palavras-chave:
óleos essenciais, ação antibacteriana, sururu, Mytella falcataResumo
O aumento crescente da resistência de bactérias a antimicrobianos comerciais tem incentivado a procura de novos fármacos, mais potentes a estes microrganismos uma vez que desde a Antigüidade são conhecidas algumas propriedades terapêuticas das plantas. Investigou-se a atividade antibacteriana de cinco óleos essenciais: goiabeira, Psidium guajava L.; alfavaca,Ocimum gratissimum L.; gengibre, Zingiber officinaleRoscoe; pau-rosa, Aniba duckei Kostermans; e pimenta dioica, Pimenta dioica Lindl, frente a cepas de Escherichia coli, Salmonella spp, Vibrio parahaemolyticus e Staphylococcus coagulase positiva isoladas de molusco bivalve, sururu (Mytella falcata), de quatro estuários e feiras de São Luís, Maranhão.Foram utilizados dois métodos distintos: difusão de disco (MDD) e difusão radial em duas camadas de ágar perfurado (MDR - CAP). Os resultados foram comparados com doze antimicrobianos comerciais, através da sensibilidade medida segundo o méto- do de Kirby-Bauer. Os óleos essenciais testados mostraram diferença significativa entre os métodos. O óleo essencial de pau-rosa obteve melhor atividade antibacteriana. A atividade antibacteriana desses óleos essenciais realça a importância dessas plantas como uma alternativa natural de baixo custo na conservação dos alimentos e em práticas terapêuticasDownloads
Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).