BETWEEN BUCCAL PUMPING AND BITING - EVIDENCE OF INTRAUTERINE MOUTH MOVEMENTS AND REPRODUCTIVE ASPECTS OF NEOTROPICAL FRESHWATER STINGRAYS (Elasmobranchii: Potamotrygoninae)
Entre bombeamento bucal e mordida - Evidências de movimentos bucais intrauterinos e aspectos reprodutivos de raias de água doce neotropicais (Elasmobranchii: Potamotrygoninae)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v56i1.93315Resumo
Informações preliminares sobre a reprodução de três espécies de raias de água doce neotropicais, Potamotrygon henlei, P. motoro e P. orbignyi, são aqui apresentadas. Estas espécies compartilham a presença de um único ovário funcional esquerdo e dois úteros funcionais. Foram detectados dois modelos de fecundidade distintos: fecundidade dependente, e fecundidade independente do tamanho materno. O processo de parto induzido por captura e o destino dos embriões são brevemente descritos, bem como novos aspectos comportamentais da prole, indicando que os embriões realizam natação ativa no ambiente uterino, especialmente nos estágios finais de desenvolvimento. Desta forma, é sugerido que esses movimentos, juntamente com a atividade oral e a capacidade de mordida ativa são usados como suporte para a ventilação branquial e de possível forrageamento intrauterino, até agora descrito apenas para tubarões da ordem Lamniformes.
Palavras-chave: Aborto, Histotrofo, Estresse de captura, Nutrição embrionária
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).