FIRST RECORD OF LEUCISM IN BRAZILIAN LARGE-EYED STINGRAY Hypanus marianae (CHONDRICHTHYES: DASYATIDAE)
Primeiro registro de leucismo na raia mariquita Hypanus marianae (Chondrichthyes: Dasyatidae)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v56i1.93327Resumo
O presente estudo é o primeiro relato de leucismo na raia mariquita, Hypanus marianae, que é uma espécie endêmica do Brasil. O exemplar leucístico foi obtido a partir de amostragens de desembarque da frota artesanal de Pernambuco voltada para a pesca da cioba, Lutjanus analis. O espécime leucístico era uma fêmea subadulta de três anos, cuja análise morfométrica não revelou qualquer diferença entre o indivíduo leucístico e os seus coespecíficos pigmentados.
Palavras-chave: elasmobrânquios; albinismo parcial; Myliobatiformes
Publicado
2024-04-30
Edição
Seção
Notas Científicas
Licença
Copyright (c) 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).